Image du Blog perolascraps.centerblog.net

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

VOCÊ SABE QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, São Paulo, José Bento Monteiro Lobato.

Responsável por várias campanhas nacionais em defesa do petróleo, do ferro e da saúde, Monteiro Lobato revolucionou o mercado editorial numa época em que ainda não existia uma literatura voltada para o público infantil e juvenil ao criar sua própria editora e escrever livros voltados para todos os que não tinham acesso à literatura.

Lobato está até hoje nos corações dos brasileiros através das aventuras de uma turma bem alegre e arteira, que adora se meter em grandes aventuras e confusões: a turma do Sítio do Picapau Amarelo.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Trabalhando com Quadrinhos

Dia desses, o professor Alessandro, que dá aulas de Português para algumas turmas de 6° ao 9° ano, surgiu com a proposta de um trabalho em parceria com a Sala de Leitura que tivesse como tema "Quadrinhos". Era uma assunto que já estava sendo trabalhado em sala de aula, nas apostilas LP6, enviadas para as turmas de 6° ano. As turmas envolvidas, 1601 e 1602, receberam a notícia com entusiasmo, que foi compartilhado por mim.
Tudo foi preparado na Sala de Leitura para que os alunos fossem recebidos de forma a incentivá-los ainda mais com o trabalho. Tinha vários exemplares de HQs, Literatura Brasileira em quadrinhos, Literatura Universal também em quadrinhos, claro e vários outros livros sobre o assunto. Também foi passado um vídeo explicando a história e como produzir uma HQ e depois assistimos um clip musical onde o personagem do clip era de HQ. Foram dias de muita diversão e de um trabalho bem legal. Foi tão bom que rendeu frutos. Querem ver? Aguardem as próximas postagens e surpreenda-se!!


Prof. Alessandro e prof Marcelo, diretor adjunto


Turma 1601 conhecendo HQs de vários tipos







Deitaram e rolaram literalmente!


Turma 1602 assistindo um vídeo sobre a história dos quadrinhos no Brasil e um clip feito a partir de uma HQ.








Os quadrinhos da Sala de Leitura










Esse foi o momento de leitura de HQ da turma 1602




Olha aí o professor Alessandro também lendo uma HQ com os alunos! 




Estas foram as fotos do início do trabalho. Depois disso, tivemos mais outras aulas bastante divertidas e as turmas começaram a montar suas HQs.






















Com as HQs prontas, montamos uma pequena exposição dos trabalhos no pátio da escola.

















Parabéns aos alunos das turmas 1601 e 1602 pelo trabalho. Acreditamos em vocês e sabemos que outros virão e que vocês se empenharão cada vez mais e serão grandes turmas na escola!

2 comentários: